Esse ano o Game Boy faz aniversário! Sim, o pequeno notável faz 20 anos de sucesso.
O primeiro portátil do mundo foi lançado em 1989 pela Nintendo, o famoso Game Boy "tijolão" com aquela tela meio verde, foi o inicio de uma nova era! Vários títulos começaram a ser característicos nessa plataforma. Agora as pessoas podias jogar vídeo game na rua ou em qualquer outro lugar, hoje isso pode parecer completamente normal, mas imagine isso a 20 anos atrás numa época em que os video games davam seus primeiros passos rumo à glória!
Alguns anos depois em 1996 foi lançado o Game Boy Pocket! Desse eu posso falar bem pois eu tive um! Ele não fez muito sucesso pois apenas 2 anos depois foi lançado o Game Boy Color, mas ele era muito legal, a tela dele não era mais verde como seu antecessor e era bem grande (maior que a do Game Boy Color inclusive), ele era muuuuito menor. Seu único defeito era utilizar pilhas AAA (palito) que são mais caras e acabam mais rápido.
Em 1997 foi lançado o Game Boy Light, esse daí era um Game Boy Pocket só que com pilhas AA e a tela brilhada pra jogar no escuro. Eu também nunca tinha ouvido fala dele até fazer as pesquisas pra fazer esse post, até porque ele só foi lançado no Japão.
1998! O Game Boy ganha cores! Ele mesmo! O único, imbatível e inabalável Game Boy Color. Meu sonho de consumo na época, nunca tive um =( , em vez disso ganhei um Pocket, mas era feliz com ele. Agora o Game Boy tinha 52 cores e jogos como Pokemon ganharam definitivamente seu espaço, o console ainda era compatível com os jogos antigos, ou seja ninguém ia perder nada! Ele manteve seu reino até que foi substituído, mas mesmo assim depois do lançamento do Advance, ele ainda ficou um bom tempo no comando.
Agora com 32.768 cores é a vez do Game Boy Advance roubar a cena em 2001, adotando o novo conceito widescreen, que atualmente é um padrão, ele possuía 2 processadores, um para rodar seus jogos utilizando toda sua capacidade, e outro para rodar os jogos antigões. Ele inclusive possuía gráficos 3D simples. Esse era então meu novo sonho de consumo! E esse eu consegui realizar, ainda guardo meu Game Boy Advance e nunca pretendo de desfazer dele. Seu único defeito é que não possuía iluminação própria, o que as vezes era bem incomodo. E para meus colegas vale ressaltar que seus jogos eram basicamente programados em C, nada que nós não possamos fazer certo?
Dois anos depois em 2003 foi lançado o Game Boy Advance SP, que era apenas uma versão modificada do Advance original, ele não utiliza pilhas, e sim uma bateria recarregável de Li-Ion e possuía frontlight para iluminar a tela (as depois houve um pequeno upgrade onde eles utilizaram backlight) e tinha uma tela regulável em 180°.
Em 2005 é lançado o Game Boy Micro, uma versão mais moderna e bem menor que o Advance, ele tinha a tela mais horizontal e permitia a customização de sua frente, trocando a capinha e ele não pega os jogos do Game Boy e Game Boy Color. Acho que esse não fez muito sucesso não...
Antes em 2004 já tinha sido colocado no mercado o Nintendo DS, que é a nova base de portáteis da Nintendo, não vou falar sobre ele foi não nego que sinto ciumes por ele ter aparentemente ter substituído o Game Boy =´( , e também pra não deixar esse post muito longo, fica para um outro post.
Bom, That's all folks! Espero que tenham gostado da minha singela homenagem a esse console tão amado por umas 2 ou 3 gerações totalmente diferentes.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
caaaaaara, realmente era um sonho de consumo! eu tenho o meu color até hj, tb não pretendo me desfazer dele. eu n viajei mto no advance nem no SP. o DS é até interessante, talvez até mais q o PSP. mas nada vence os pokemons do game boy color. classico!
Postar um comentário