quinta-feira, 28 de maio de 2009

Veículos do cinema e TV

Eu me empolguei com a lista de Velhos Sábios que nosso amigo Douglas fez, então decidi fazer uma minha também. Uma lista com a que eu já vinha planejando, então... vamos lá!

A coisa mais comum do mundo é ver um homem que trata seu carro como a um amigo, muitas vezes mulher. No cinema e na televisão, essa relação mágica entre homem e máquina é levada para um outro patamar. Preparei para o blog uma Super Lista daqueles veículos que fizeram mais que carregar os protagonistas, eles se tornaram personagens vivos! Em alguns casos, isso aconteceu literalmente, como vocês verão mais abaixo. Então vamos lá!

obs.: para quem se interessou um pouco mais ou não se lembra direito de algum membro da lista, eu adicionei alguns videozinhos. Como são todos bem curtinhos, convido todo mundo a assisti-los!

Millennium Falcon (Star Wars)
Não tinha como eu começar melhor essa lista. Porque a Falcon foi um dos personagens mais importantes na antiga trilogia Star Wars; inicialmente, ela era um cargueiro. Após a queda da Velha República, passou a servir fins de contrabando. Ela pode ser meio feinha, mas segundo Han Solo, é a mais rápida da Galáxia (que outra nave pode fazer a rota de Kessel em menos de 12 parsercs?), e salvou a vida dos nossos heróis inúmeras vezes. Apesar de sempre precisar de umas belas porradas do wookie Chewbacca (seu mecânico) para funcionar, a Falcon chutou o traseiro do Império mais vezes do que Darth Vader gostaria, vindo a se tornar líder do esquadrão rebelde responsável pela destruição da Estrela da Morte na Batalha de Endor. O que muita gente não sabia, inclusive eu até pesquisar para fazer esse post, é que a Falcon aparece no filme "Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato", na Batalha do Setor 001, quando a Federação destrói um cubo Borg. A responsável pela brincadeira é a Industrial Light & Magic, a empresa que fez os efeitos especiais para as duas sagas.



General Lee (The Dukes of Hazzard)
Esse é menos conhecido porém igualmente chutador de traseiros. Dirigido pelos primos Bo e Luke Duke, esse Dodge Charger laranja apelidado de "General Lee" vivia em cenas de perseguição, batidas e vôos inacreditáveis na série "The Dukes of Hazzard" (no Brasil, "Os Gatões de Hazzard"); já que os rapazes eram vistos com maus olhos pela lei, o jeito era correr mesmo! O nome é uma referência ao General Robert E. Lee, do exército Confederado (da guerra civil americana). Pelo que li sobre o General Lee, o nome do carro se deve ao fato de ele também vencer exércitos com capacidade numérica superior. Mas isso é desimportante, comparado às manobras que esses caras faziam num seriado de TV do anos 70, realmente muito bacana! E como eu acho que minhas palavras não fazem jus a esse carro, acho melhor você conferir o videozinho abaixo. E não se enganem. Os saltos eram reais. Estimativas indicam que no tempo de produção da série, a Warner usou 351 Dodge Chargers. É muito carro pra destruir.



DeLorean (De Volta Para o Futuro)
Esse daqui não tem como não conhecer. Quem nunca assistiu Sessão da Tarde que atire a primeira pedra. Porque com um capacitor de fluxo e uma reação nuclear que produz 1.21 gigawatts, o Dr. Emmett Brown criou um dos carros mais legais de todos os tempos! Inicialmente, o DeLorian foi concebido como um esportivo de uma companhia apêndice da General Motors, a DMC. Evidentemente, o projeto não deu muito certo, apesar do carro ser muito bacana e viajar no tempo. Acho que esse item de série devia ser meio caro. Mas enfim... o carro foi a motivação de toda a trama de "De Volta para o Futuro"; ao atingir 88 milhas por hora, ele podia fazer viagens temporais, o que colocou o jovem Marty McFly em ciladas sem igual na trilogia super supimpa que eu amo de coração. Quem nunca se empolgou com a música tema do filme? Quem nunca sonhou em ter um DeLorean? Quem não vibrou quando o Marty McFly corria naquela avenida antes que o raio caísse?




Nuvem Voadora (DragonBall)
Para subir nela, só tendo o coração puro. Então já se elimina grande parte dos condutores. Por isso que um dia terei a minha. Acontece que na série, somente Goku, Chi-Chi, Gohan, Goten e Trunks podem subir na nuvem. Ela voa quase tão rápido quanto os Guerreiros Z, e sempre aparece na hora certa. E eu tenho quase certeza que eu já ouvi ela falando. "Vamos amigos, é hora de lutar/ E feras terríveis vamos derrotar/ Com a Nuuuvem Voadora vou me aproximaaaaaar!"




Enterprise (Star Trek)

Nossa, o que falar sobre a Enterprise? Como fã de Jornada nas Estrelas, tenho muito a dizer, mas vou ficar com o básico (e levemente incorreto, perdoem-me trekkers). Na verdade existiram e existem várias Enterprises. A mais icônica é certamente a NCC-1701-A comandada pelo Capitão James Tiberius Kirk; ao ano de seu lançamento, ela é a "top de linha" da Frota Estelar, braço armado-explorador da Federação dos Planetas Unidos. A nave é extremamente querida pela sua tripulação e por fãs em todo mundo. O que causou muito alvoroço quando ela foi destruída, numa manobra que o então Almirante Kirk usou para matar inimigos klingons. Com o passar dos anos, diversas Enteprises foram construídas. E continuaram a ir audaciosamente onde nenhum homem jamais esteve. A mais moderna que se tem notícia é a Enterprise-E, comandada pelo Professor Xavier, digo, Capitão Jean-Luc Picard.


Tenham inveja, porque a Enteprise foi tão awesome que a NASA a homenageou, dando seu nome ao primeiro ônibus espacial.

Herbie (Se Meu Fusca Falasse)
Talvez o mais carismático da lista, o nosso amiguinho besouro possui vida própria e uma inteligência notável. Infelizmente, nunca assisti nenhum dos filmes dos quais ele foi protagonista, mas acho que todo mundo conhece sua história; ele é um carrinho de corrida simpático e extremamente competitivo. Ainda vou assistir um desses filmes.





K.I.T.T (Knight Rider - Super Máquina)
Ah, esse daqui é super legal. O que acontece quando você mistura anos 80+carros+imaginação? Sai o KITT (sigla de Knight Industries Two Thousand). Esse cidadão é um Pontiac Trans AM dotado de inteligência artificial que junto com Michael Knight, um ex-policial, dá porrada nos bandidos. Claro que com a inteligência artificial, vêm itens de série como carroceria indestrutível. Claro. E é muito legal observar que a máquina forma uma espécie de dupla dinâmica com o homem, algo realmente muito bacana. No remake que estreiou 2008 (atualmente em exibição no canal Warner), eles deram um upgrade no KITT (agora se chama Knight Industries Three Thousand) que agora parece um Transformer; eu me diverti esses dias vendo o carro pirando com o cara num episódio: "Eu não preciso ser mandado fazer as coisas o tempo inteiro. Talvez se você respeitasse um pouco mais a minha autonomia, eu respeitaria a sua". Inteligência artificial com direito a senso de humor, tá aí algo que não se vê todo dia. E porrada nos bandidos. Muita porrada nos bandidos.


Quem não teve muita vontade de ter um Mustang depois de ver um episódio dessa série tem sérios problemas.


Ecto-1 (Os Caça-Fantasmas)
Aaha! Não contavam com minha astúcia! Porque todo mundo conhece o "Ectomóvel" mas ninguém nunca lembra dele. Pois é! Equipado com tecnologia de ponta na área de combate a assombrações, o Ecto-1 é um Cadillac Miller-Meteor que auxlia os Caça-Fantasmas nas suas peripécias. E também um dos carros mais legais já feitos para o cinema. Tanto que a Coca-Cola fez um comercial para promover miniaturas do carro:




Maquina do Mistério (Scooby-Doo)
Mo-mo-mooonstro! Me diverto só de lembrar. Certamente um dos desenhos mais famosos de todos os tempos; e a galera do Scooby não apenas resolviam mistérios aparentemente insolúveis (eu tenho certeza que foi o mordomo!) como também eram hippies. É só olhar pra calça boca-de-sino do Salsicha. E para a Máquina do Mistério, uma van de aspecto duvidoso (pra dizer o mínimo), pilotada pelo Freddie. Ela sempre tirava o pessoal do aperto na hora que o monstro aparecia. Em contrapartida, sempre atolava nas piores florestas e pântanos imagináveis. Pernas pra quem te quero, meu filhoo!


Mach 5 (Speed Racer)
Esse era o carro que eu queria ter quando era guri. Esse é o carro que eu ainda quero quando depois de crescido. Porque ele é simplesmente o carro MAIS LEGAL da história da TV/cinema/desenhos! Esse carro de corrida super cool pertence ao jovem piloto Speed Racer. Ele foi construído por seu pai, e possui uma série de bugigangas que salvaram a vida do menino mais de uma vez, e que seriam úteis do no mundo real. No volante há 7 botões para sua ativação: A (macaco automático, que permite que o carro eleve-se em relação ao chão, podendo saltar sobre obstáculos), B (cinto sobre os pneus, que permitem que o Mach-5 se desloque em terrenos acidentados sem problemas), C (serras. Auto-explicativo.), D (ergue uma proteção anti-balas sobre o cockpit), E (visão noturna), F (aciona o modo submarino, também auto-explicativo) e G (aciona um pássaro robô que pode entregar mensagens onde o motorista desejar (provavelmente um celular seria mais prático). Fala sério, perfeito para o trânsito urbano atual! Saltos, serras, cabines a prova de balas, submarino... Eu quero um pra mim! Ah sim... não preciso nem dizer que o Speed vencia todas as corridas com ele.

A abertura de desenho mais empolgante que existe. Prestem atenção na explosão:


Nautilus (Vinte Mil Léguas Submarinas)
Bom, o nome super legal já diz tudo. O nautilus é provavelmente a embarcação mais bacana já feita (so sorry, Enterprise), embora sua aparência nunca foi muito clara. Nos livros de Júlio Verne, sua descrição sempre foi bastante detalhada, nas palavras do Capitão Nemo, porém o submarino sempre aparece em silhuetas nas ilustrações do autor, o que torna a história ainda mais gostosa, a meu ver. O Nautilus é extremamente avançado para sua época; sua energia é fornecida por geradores de mercúrio e sódio, ele é capaz de permanecer submerso durante vários anos, e suas dimensões (70 metros de comprimento) assaz impressionantes para o século XIX. Este maravilhoso submarino é usado pelo Capitão Nemo como um refúgio, visto que este vê o mundo exterior com indiferença. Seu interior é decorado com artigos de luxo, o que não o assemelha em nada a qualquer submarino conhecido.

Battlestar Galactica (Battlestar Galactica)
UUUUUH, mas eu estava esperando por esse momento! Se isso fosse uma competição, essa menina já tinha ganhado. A melhor série do universo leva o nome dela, diferente dos outros presentes nessa lista. Pois é... a Galactica é um battlestar, que é uma mistura de porta-aviões com couraçado, o que a torna uma plataforma de força bruta. Precisa "argumentar com alguém"? A melhor técnica é apontando os canhões dessa belezinha para seu interlocutor. Sua função primária é chutar traseiros. A função secundária é chutar mais traseiros. A autoridade suprema a bordo é o Comandante William Adama. Ambos estão para ser aposentados no começo da série; a Galactica é um battlestar de mais de 40 anos de idade e o Comandante Adama é um militar veterano. É quando aparecem os Cylons, máquinas criadas pelos seres humanos que viviam no exílio, e que voltam para destruir seus antigos mestres. Pois é, a velha garota que só queria um descanso tem que voltar à ativa e bater nos bandidos. No ataque dos Cylons, a maior parte da humanidade é destruída, e sobra apenas a Galactica, como a última nave militar, para proteger os sobreviventes. Mas os Cylons sentiram na pele que apesar de velha, a Galactica ainda tem bala na agulha (literalmente).




Pérola Negra (Piratas do Caribe)
Sim, o Pérola! Eu seria um negligente irresponsável se não colocasse o Pérola. Afinal ele é o objeto de desejo de quase todos na franquia "Piratas do Caribe". É o mais veloz, mais poderoso e mais temido navio dos sete mares. Ele deu uma coça na Marinha Real e ainda botou o Davy Jones pra correr; sem ele não haveria Piratas do Caribe, e aposto que o Capitão Jack Sparrow não seria tão legal como ele é. Como todo mundo tá afim de dar o guela nele, e existem divergências sobre quem seria o capitão do Pérola (embora ele só exista por causa de um pedido do Capitão Sparrow a Davy Jones, que o resgatou do fundo do oceano), vou deixar essa questão ainda em aberto.

Turbokat (SWAT Kats)
Aposto que todo mundo já viu esse desenho e delirou ao ver T-Bone e o Razor pilotando essa máquina. Eu me lembro que cheguei a fazer uma miniatura com um desses kits de blocos montáveis. No desenho, eles montaram o Turbokat usando sucata, e usaram o jato para combater o mal e fazer manobras muito legais no processo, óbvio. O monte de bubigangas e armas completam o conjunto da obra, e tornam o jato ainda mais legal.



Thundertank (Thundercats)
Acredito que esse aqui também dispensa apresentações. Construído pelo Panthro, também a partir de sucata, o Thundertank era usado em alguns episódios para frustrar os planos do Mun-Ha (não sei se é assim que se escreve). O visual é muito bacana e impõe um respeito sem igual. Ele era usado para "delicadamente" adentrar fortalezas e passar obstáculos. E ainda tinha aquele simbolo dos Thundercats. Não dá pra ser mais cool.


Bom, isso é tudo pessoal. Não consegui fazer lista mais completa. Se eu esqueci de algo, é só deixar nos comentários que eu edito o post!

2 comentários:

Douglas disse...

Vei! Post rox!!
Mas você cometeu um pecado. Onde está o Batmóvel??!!

Bittencourt disse...

ah, eu pensei nele mas o batmóvel nunca foi tipo um PERSONAGEM da parada, saca? que nem a millenium falcon ou o mach 5. pq esses só faltavam falar. mas eu posso editar o post, tranquilo