sexta-feira, 19 de junho de 2009

Comentários Totalmente Random parte 21 - O ócio

O slogan do nosso blog é "A dose certa para seu ócio", e se você acompanha o blog já deve ter percebido que nós falamos o tempo todo de cultivar o ócio (se você não acompanha deveria acompanhar, true story, tem um selo ali no painel que comprova isso). Mas afinal que diabos é o ócio??
Vejamos o que o pai dos burros tem a dizer:

ócio
ó.cio
sm (lat otiu) 1 Descanso, folga do trabalho. 2 Tempo que dura essa folga. 3 Lazer, vagar. 4 Ociosidade. 5 Mandriice, preguiça. 6 Repouso. Antôn: trabalho, ocupação. O. vil: a) inatividade do espírito, b) indiferença para tudo o que é elevado e nobre; inércia.

É, "ócio" têm muitos significados, alguns inclusive não são muito nobres. Um descanso não é uma atividade ruim, todos gostam de descansar depois de um dia duro, já preguiça tem um significado pejorativo, mas por que essas palavras estão relacionadas a ócio sendo que elas tem significados distintos?? O tio vai explicar o motivo disso.

O ócio na verdade é como a Força (sim , a força de Star Wars), É preciso saber cultiva-lo da maneira correta, é saber ficar sem fazer nada por alguns instantes e se sentir bem com isso, é saber ir para algum lugar tranquilo e ficar de boa sem precisar necessariamente estar fazendo algo, e como a Força o ócio também tem seu lado negro.
Aqueles que ao cultivar o ócio o transformam em preguiça, em total inércia e começa a aplicar isso durante todo o tempo entram para o lado negro do ócio e se transformam em verdadeiros vagabundos que não fazem mais nada da vida. Esse é o motivo dos vários significados bons e ruins de "ócio".

Se você quer começar a cultivar o ócio faça o que eu disse acima, tente aproveitar os momentos de "falta do que fazer" pra ficar de boa, ouça uma música tranquila (recomendo Jack Johnson), vá para um lugar quieto, vá na casa de um amigo, namorada, familiar e apenas fique proseando vendo o tempo passar, deite numa rede (se você respirador de ar poluído nunca fez isso não sabe o que está perdendo) , leia um livro, fale besteira, ou seja, seja adepto do ócio criativo. Um bom começo também seria acompanhar esse humilde blog, que tem a maioria dos seus posts originados num momento de ócio.

Cultivar o ócio é uma arte, muitos não conseguem, outros vão para seu lado negro, mas uma coisa é certa: uma vez que você aprende a cultivar o ócio da maneira correta, você se tornará uma pessoa melhor, true story.

1 comentários:

Bittencourt disse...

man, vc mandou muito bem nesse post, tiro o chapéu. as pessoas tem q aprender a curtir o seu tempo livre, não é ficar se coçando pra fazer mais alguma coisa! cultivem o ócio! mas façam isso com sabedoria. Cuidado com o Lado Negro do ócio!