segunda-feira, 13 de julho de 2009

Arqueologia digital? Será?

Esse post acho que até se adequaria em um comentário totalmente random, mas acho que ele tem um cunho mais informativo, o post será um pouquinho extenso e até boring pra quem não gosta do assunto, mas eu acho que o que eu vou falar é importante para todos internautas, e se você ta lendo isso logo você é um internauta.

Eu estava lendo a Info desse mês e me deparei com uma questão muito interessante na coluna do John Dvorak, ele dizia que o Google e outras ferramentas de busca são inúteis quando se quer achar algo não popular, e com isso ele levantou uma questão muito relevante sobre a informação na internet.

É o seguinte: Todo mundo sabe que hoje em dia é possível achar praticamente tudo na World Wide Web, isso se deve ao fato de que cada vez mais as pessoas vão colocando informações na Rede em um rítimo cada vez mais frenéico.
Ok, isso não deveria ser um problema certo? Errado.

Algum de você já pararam pra pensar que isso faz com que o número de páginas na internet seja incalculável? Que essas páginas tenderão ao infinito dentro de um certo tempo? Ou seja, uma bagunça generalizada para a estrutura atual da internet, e isso faz com que fique praticamente impossível localizar certas páginas, o que faz com que um grande número de informações seja perdida no meio dessa bagunça e devo informar que essa bagunça só tende a fcar pior, logo cada vez mais informação será perdida.

Duvida do que eu estou falando? Faça um pequeno teste: Tente se lembrar de alguma página que você costumava acessar a uns anos atrás (uma página que não seja popular é claro) agora tente localiza-la no Google ou outro buscador qualquer. Provavelmente você só vai achar esse endereço muitas páginas depois no buscador que você usou ou simplesmente não vai encontra-la. Isso também pode ser visto no youtube por exemplo, eu mesmo já tentei de todo jeito localizar uns vídeos que eu vi a uns tempos atrás e nada.

Claro que grandes endereços populares não correm grandes riscos, mas pequenas paginas pessoais, como esse humilde blog tenderá a se perder em meio a esses incontáveis bytes e muita informação se perderá com elas. Acho que num futuro distante algumas páginas serão consideradas como fósseis digitais, quem sabe até não surja uma profissão de arqueólogo digital, que será responsável por achar essas informações perdidas na Web e recoloca-las ao alcance de todos.

Por isso eu lanço um apelo aqui para que se você achou alguma site interessante por acaso ou se alguém te passou anote o endereço e guarde com carinho e compartilhe para que essa informação que foi útil pra você seja também útil para outras pessoas no futuro (ou até pra você mesmo novamente).
Se quiser pode mandar a página aqui pro blog, pode ser via e-mail (e-mail do Colher ou e-mail pessoal de algum de nós) ou deixe o link em algum comentário de qualquer post que a gente posta o link aqui pra ajudar a perpetuar e compartilhar essa informação.

Eu só sei que talvez eu nunca mais ache Aquele site que eu pegava meus roms de GBA... =(

1 comentários:

Mr. Blue disse...

Que triste cara! Mas é real!

Falando nisso, o antigo endereço do "Fim de Jogo" já foi pro saco...aheuehueaheu, agora só mesmo um arquólogo digital para encontrá-lo!