Bom amiguinhos, aproveitando essa nova sessão de tutoriais totalmente úteis, quero aqui dividir as regras de um jogo de futebol de botão.
Ontem fui jogar com um priminho meu e percebi que essa geração nova está perdida, não sabem jogar um simples jogo de futebol de botão, então se você não sabe é hora de aprender. Vou ensinar a modalidade mais praticada nas ruas e playgrounds brasileiros, o Futebol de Botão de Rua.
Futebol de Botão de rua - Regras
Os botões - O futebol de Botão de rua difere um pouco do oficial, primeiro que os botões não são aqueles oficiais de resina, eles geralmente são menores, comprados em alguma barraca ou loja de R$1,99 das proximidades. Os botões devem ser movimentados por toques de paleta, que geralmente acompanha o conjunto de botões.
A bola - Em futebol de botão de rua que se preze a bola não é redonda como no oficial, ela é um pequeno disco, geralmente preto.
O campo - Os mais favorecidos tem uma mesa própria para a partida, o que é ideal, mas normalmente isso não acontece. Nesses casos o campo pode ser qualquer superfície plana, devidamente delimitado com chinelos ou pauzinhos no olhômetro.
A trave - Uma pequena trave geralmente acompanha os botões, caso contrário deve-se improvisar uma com gravetos ou coisas do tipo.
O jogo - Cada time deve ter entre 5 e 10 botões e um goleiro, variando com o tamanho do campo, os botões devem ser devidamente posicionados no início da partida de acordo com seu esquema tácico predileto, eu recomendo o 1-2-2.
O jogador que começa a partida deverá ser escolhido de uma forma justa e arbitrária, como numa disputa de par ou ímpar. A duração do jogo deve ser combinada antes, pode ser por tempo, se for por tempo a partida deve ser dividida em 2 tempos com troca de campos, ou quantidade de gols.
Deslocamento e chute a gol - No seu turno o jogador tem direito a 3 toques com a paleta em qualquer botão, sendo esses toques acumulativos, e eles são contados mesmo que o botão não toque na bola. Caso em algum dos 3 toques o jogador quiser chutar a gol ele deve alertar seu oponente falando "coloque-se" quando isso ocorre o oponente deve posicionar seu goleiro da maneira que desejar, e deve ser combinado antes do jogo se, depois de colocado, o goleiro pode se movimentar ou não, isso geralmente gera algumas discussões. Depois do chute ao gol o turno passa automaticamente para o outro jogador, tendo você completado os 3 toques ou não. Não é permitido mover os botões com as mãos nem posiciona-los em outras posições, salvo cobranças de falta, pênalt, lateral ou escanteio
Lateral e escanteio - Se a bola sair pela lateral ou houver escanteio qualquer botão pode ser deslocado para a cobrança, os outros devem permanecer onde estão, a regra dos 3 toques continua valendo nessas cobranças, a cobrança já vale um toque.
Falta - A falta ocorre quando um botão adversário toca em outro fazendo-o se deslocar, nesse caso a posse de bola passa automaticamente para o jogador do botão que sofreu a falta. Caso um botão passe por cima do outro isso é considerado falta grave e ocorre uma cobrança de falta, nesse caso todos os botões podem ser posicionados da maneira que os 2 jogadores quiserem fora da pequena área, a barreira pode ser formada, mas com uma distância considerável do botão que irá cobrar a falta e não pode ser posicionada na pequena área, se não houver espaço a cobrança é feita sem barreira. A falta deve ser cobrada no local onde ela ocorreu, e se qualquer tipo de falta for cometida na pequena área é pênalt, nesse caso todos os botões devem ficar fora dá área, com excessão do botão que irá cobrar e do goleiro, deve-ve ainda falar "coloque-se" quando for chutar e após a cobrança, sendo gol ou não, a posse de bola vai para o outro time.
Acho que é isso. Caso tenha esquecido de algo não hesitem em comentar.
domingo, 4 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Isso me fez lembrar minha infância na casa de meus avós. Bons tempos.
O meu jogo de futebol de botão era diferente desse seu. Jogava com um número ilimitado de toques na bola, até que perdesse seu controle ou que ela tocasse no botão do adversário.
Curioso..hehe
Abraços! Volte sempre à ANTENADO.
hAUHauah
Futebol de botão de rua tem suas regras bem variadas, eu botei as que eu jovgava, mas é uma modalidade bem diversa!
prefiro jogar futebol com o meu proprio pé, mais valeu por ter aprendido!
:D obrigado por recomendar meu blog!
eu jogava um "turno" (olha a alusao ao magic) de cada e a falta era quando um botao encostava no outro sem antes tocar na bola... realmente... bons tempos...
Postar um comentário