sábado, 26 de dezembro de 2009

Avatar: Um marco no cinema

Todo mundo está falando, e não que eu queira ser mais um da modinha, mas já que 2012 ganhou espaço por aqui, por que não comentar de Avatar?Não quero fazer resumo, sinopse você lê em qualquer lugar. Quero é dar os méritos ao filme que, a meu ver, é um dos melhores indicados ao prêmio do Oscar de 2010. Eu só fui saber o que era Avatar na semana que estreiou, e o filme realmente me surpreendeu.

Dirigido por James Cameron(o mesmo de Titanic), "Avatar" se destaca pelo marco no cinema 3D, usando uma nova tecnologia de captura digital de movimentos. Sim, caros leitores. 80% das cenas(dado nem um pouco preciso) são gravadas com aquele fundão verde que faz maravilhas!

E é justamente por isso que alguns descartam a possibilidade dele ser vitorioso no Oscar de fotografia, maquiagem, figurino... A principal inovação dessa tecnologia é um capacete que o ator veste com uma câmera apontada para o seu rosto, e ela capta as expressões na atuação, que também é mais exigida dos atores pois o filme é gravado em ambientes muito diferentes dos cenários do filme.

Apesar de tanta novidade técnica eu achei o filme cheio de clichês, que me possibilitaram prever quase todo o desenrolar do filme. Copia na história não é perceptível, e embora não seja um roteiro feito originalmente para o filme, se trata de uma trama única. Por outro lado, é possível ver várias influências, até mesmo de Jorge Lucas, no modo como o enredo se desenvolve.
Avatar, porém, mesmo que com uma cara de infantil à primeira vista e sem um final surpresa, possui uma impressionante fotografia(mesmo que digital), excelente trilha sonora e sem contar que aborda diversos temas juntos, como a ganância da sociedade humana, o modo como o homem explora a natureza, o encontro de culturas diferentes ou como o homem se porta frente a aliens, todo já trazidos separadamente por outros bons filmes.

O mais novo filme de James Cameron estava sendo feito desde 2005, e deve concorrer a mais ou menos 9 Oscars. Mesmo não concorrendo a 14 como Titanic, se conseguir uma disputa para Melhor filme já é uma grande conquista, já que a Academia tem resistido em indicar filmes de ficção.

Eu assisti no cinemas 2 vezes, e nenhuma em 3D. Alguns dizem que está bem diferente dos filmes em 3D que já passaram, outros que é a mesma coisa e que são pouquíssimas as cenas em que os óculos são úteis. Com 3D ou não, o filme está excepcional e vale a pena o preço do ingresso! Pra quem ainda não viu, eu recomendo.

1 comentários:

Douglas disse...

Avatar, não é foda por detalhes de roteiro, já que é cheio de clichês, é foda pois Cameron realmente conseguiu criar um mundo, em nenhum mometo você duvida da veracidade daquilo. Fora que a mensagem que é passada é intensa.

Vi 2 vezes, uma normal e uma 3D e digo que apesar de não gostar de filmes 3D (dar dor de cabeça!) vale a pena conferir, os cenários de Pandora ficam ainda mais incrívieis em terceira dimenção